Better Alone foi lançado à 16 anos

O segundo single a ser retirado do álbum Beautiful Intentions viria a ser Better Alone, cuja letra inicialmente se especulava ter sido inspirada no divórcio entre a Virgin Records e Melanie C (“you made the mistakes and now you throw this in my face / and I have worked so hard for you / all of this time and you cast me aside”).

O vídeo-clip de Better Alone foi filmado em Março de 2005 em Sussex (Inglaterra) pela directora Mary McCartney numa mansão que pertenceu aos membros da banda Led Zeppelin e Melanie esclareceu que havia uma dose de verdade quanto ao que se especulava acerca da letra da música mas que ela também abordava ficticiamente o sentimento de independência no rescaldo do fim de uma relação.

O single Better Alone foi lançado a 1 de Agosto de 2005 na forma de dois CD’s singles e um DVD, os quais foram unicamente vendidos online através do website oficial da cantora, motivo pelo qual as vendas não foram contabilizadas para o Top oficial de vendas no Reino Unido, onde foram registadas 5 mil e 339 cópias vendidas.

O single entrou em alguns Tops de Vendas internacionais, tendo ocupado o 1º lugar na Polónia ; o 4º lugar em Portugal ; o 8º lugar em Israel e o 83º lugar na Australia.

Melanie viria a lançar mais tarde o single Better Alone também na Alemanha, Austria e Suíça, tendo ainda gravado um vídeo-clip com produção exclusivamente alemã e diferente do vídeo-clip original do tema.

Better Alone alcançou o 33º lugar no Top de Vendas da Suíça ; o 51º lugar na Alemanha e o 57º lugar na Austria. Contabilizadas todas as vendas do single nos diferentes mercados onde entrou nos Tops de Vendas, o single registou um total de 200 mil cópias vendidas mundialmente.