The Night celebra 9 anos

Durante as gravações do seu quinto álbum a solo Melanie C convidou o DJ britânico Jodie Harsh para colaborarem num projecto electrónico, de onde surgiriam 3 faixas.

Entusiasmada com o projecto, Melanie referiu que Jodie tinha uma boa compreensão daquilo que a cantora pretendia criar e esperava voltar aos dias de I Turn To You com grandes sucessos de dança.

Jodie referiu ser fã de Melanie desde há vários anos, pelo que era um prazer trabalhar com ela e que ambos estavam focados no projecto. Divulgou que se conheceram por acaso e que ambos tinham o mesmo gosto pela dance music.

A 13 de Maio de 2012, foi lançado no iTunes o EP The Night, uma fusão dos mundos pop underground club que incluía um livro digital com fotografias exclusivas de Melanie captadas pelo fotógrafo de moda, mundialmente conhecido, Tim Bret-Day e as letras das 3 faixas Set You Free, Sunrise e Walk Away.

No entanto, por serem 3 faixas com uma sonoridade bem diferente daquela que estaria maioritariamente presente nas músicas do seu novo álbum, Melanie optou por não incluir nenhum dos temas no álbum e lançá-los como um EP.

Set You Free, considerado um hino Euro-dance misturado com dubsteps e cuja letra falava sobre “a liberdade sentida num momento perfeito na pista de dança” foi escolhido como single promocional. Já Sunrise era uma faixa do estilo house music inspirada em Ibiza com uma batida contagiante e vocais cortados. Walk Away, a música de encerramento do EP, era uma música orquestral de ritmo médio, uma espécie de balada trip-hop com uma grande bateria de hip hop.

O EP alcançou o 16º lugar no Top de vendas digitais independentes, o 34º lugar no iTunes Pop Chart e ainda o 62º lugar no Top geral, todos no Reino Unido. Em Espanha, alcançou o 7º lugar no Top geral do iTunes e o 1º lugar no iTunes Pop Chart.

Vê e ouve as as faixas de The Night abaixo: