Parabéns “If That Were Me”!

Capa do Single If That Were Me

If That Were Me, o quinto single a ser extraído do álbum de estreia a solo de Melanie C, Northern Star, comemora hoje 20 anos!

A balada foi escrita e produzida em parceria com Rick Nowels e aborda o tema dos sem-abrigo. O single foi lançado a 27 de Novembro de 2000.

Capa do CD promocional do single If That Were Me distribuído em exclusivo para as rádios

Foi produzido um vídeo-clip promocional do single gravado em Outubro do ano 2000. Nele podemos ver Melanie C no topo de uma fábrica e á volta de prédios urbanos enquanto abraça os seus próprios braços para se proteger do frio. Existem também cenas de chuva nos becos durante o vídeo-clip.

Vídeo-Clip de If That Were Me

Existem duas versões do vídeo-clip, a que passou em todos os canais musicais e uma versão estendida presente na versão inglesa do single onde se incluem excertos do vídeo-clip musical da regravação de Another Day In Paradise de Brandy e Ray J. Os canais de televisão cortaram essas cenas devido a direitos de autor.

Versão estendida com cenas extra do vídeo-clip If That Were Me

Seguiu-se uma tournée mundial de promoção do álbum Northern Star entre os anos 2000 e 2001, na qual Melanie C deu 76 concertos em 30 países entre Europa, Ásia, África e América do Norte, tendo na altura ficado de fora apenas a Oceania e a América do Sul.

If That Were Me ao vivo no concerto de Shepherds Bush Empire – 9 de Maio de 2003

O single conta ainda com uma faixa gravada ao vivo de When You`re Gone com Brian Adams e alcançou o 7º lugar no top de vendas de singles na Bélgica, o 14º lugar na Holanda, o 18º lugar no Top de vendas Britânico, em Portugal, alcançou o 21º lugar no Top de vendas de singles e foi ainda Top 30 em países como Nova Zelância, Escócia e Suécia.

Todas as receitas das vendas mundiais do single foram doados para a instituição de caridade Kandu Arts.

Foi também nesta altura que Melanie C foi reconhecida pelo seu trabalho de estreia a solo ao ter sido nomeada para 3 prémios MTV Europe Music Awards 2000 : Melhor Artista Feminina, Melhor Revelação e Melhor Canção.

Melanie C entrevistada pelos MTV Europe Music Awards 2000 dias antes da cerimónia