“Northern Star” faz 21 anos!

Northern Star – o primeiro álbum de originais a solo de Melanie C (1999)

O álbum Northern Star completa hoje 21 Primaveras!

O primeiro álbum a solo de Melanie C foi lançado a 18 de Outubro de 1999 e alcançou o 10º lugar no Top de vendas no Reino Unido na sua semana de lançamento.

O álbum, considerado pela maioria dos fãs como um masterpiece apresentava ao público uma sonoridade bastante eclética ao combinar um estilo pop com elementos de rock, dance, electronica, trance, tecno-rock e r’n‘b, os quais contrastavam em absoluto com o som das Spice Girls e concediam uma maior liberdade de expressão e criatividade artística a Melanie C.

A cantora com o seu estilo rock-punk quando do lançamento do álbum

Melanie queria gravar um álbum rock independente, tendo referido nomes como Blur, Oasis, Suede e The Cardigans e ainda o álbum Ray Of Light de Madonna como inspiração. Como tal, Melanie trabalhou com vários dos produtores do álbum Ray Of Light, entre os quais William Orbit, Rick Nowels, Marius Devries e Craig Armstrong, não obstante ainda Rick Rubin. As gravações do álbum decorreram entre Março e Julho de 1999.

Melanie C co-escreveu todas as faixas do álbum, sendo que uma das quais, Ga Ga, foi incluída na banda sonora do filme Big Daddy, lançada a 25 de Junho do mesmo ano. Apesar de ter escrito os temas Follow Me, Angel On My Shoulder eYou Taught Me com Brian Adams em 1998, para eventualmente ingressarem no seu álbum a solo, os dois primeiros acabaram por ser lançados como B-sides nos futuros singles Goin`Down e Northern Star e o terceiro tema foi apenas lançado num CD promocional destinado aos media.

Um documentário especial intitulado Northern Star foi transmitido no canal televisivo britânico Channel 4. Com a duração total de 22 minutos, o documentário focava-se na vida da cantora em Los Angelesdurante o período de gravação do álbum. Os temas Closer, Something`s Gonna Happen, I Wonder What It Would Be Like, Independence Day, Northern Star e Why estrearam no documentário.

Documentário Northern Star do canal Channel 4

Em Setembro de 1999, Melanie C lançava o seu primeiro single a solo, sem colaborações, intitulado Goin` Down. No vídeo-clip musical surgia com um cabelo meio curto, espetado e com um estilo roqueiro, incluindo um par de ténis brancos e vermelhos da Adidas, não fossem achar que ela desapegar-se da alcunha Sporty Spice.

Actuação de Goin`Down no programa Later With Jools Holland

O single alcançou o 4º lugar no Top de vendas no Reino Unido com 97 mil cópias vendidas e o 3º lugar na Escócia.

Capa do single Goin`Down

O segundo single do álbum era também intitulado Northern Star. Uma balada escrita por Melanie C e Marius Devries e produzida por Rick Knowels que teve uma recepção positiva por parte dos críticos de música e alcançou o 4º lugar no Top de vendas de singles no Reino Unido, onde vendeu 225 mil cópias e tornou-se no seu 3º single no Top5 Britânico.

Actuação de Northern Star no programa Later With Jools Holland

O single foi bem recebido a nível internacional com um total de 1 milhão de cópias vendidas. Além de ter alcançado o 1º lugar do Top de vendas de singles na Sérvia e Singapura, foi também Top5 em Montenegro e Escócia, Top 10 em países como Bélgica, Itália, Eslovénia e Suécia e Top 20 na Finlândia e Brasil.

Capa do segundo single Northern Star

Com o terceiro single do álbum, Never Be The Same Again, lançado no novo milénio, Melanie C alcançou o tão desejado número 1 a solo no Top de vendas de singles do Reino Unido. A música continha a participação da cantora rap Lisa Left-Eye Lopes, da banda feminina americana TLC, e foi lançado a 20 de Março de 2000. Na sua primeira semana de lançamento, o single vendeu 144 mil cópias no Reino Unido, onde veio a ser considerada a 18ª música mais vendida no ano 2000.

Actuação de Never Be The Same Again com Lisa Left-Eye Lopes no programa Top Of The Pops

As vendas do álbum Northern Star subiram consideravelmente com o sucesso do single Never Be The Same Again. O álbum Northern Star re-entrou no Top 10 do Reino Unido logo após o lançamento do single Never Be The Same Again, tendo ainda alcançado o 5º lugar no Top de vendas 2 semanas depois.

Capa do terceiro single Never Be The Same Again

Com as vendas de Northern Star a manterem-se estáveis no Reino Unido e na Europa, durante meses seguidos, o álbum Northern Star atingiu o galardão de Dupla Platina no Top Europeu, onde só nesse continente já tinha alcançado a marca dos 2 milhões de cópias vendidas. Melanie C recebeu o galardão de Dupla Platina a 13 de Junho de 2000 na cerimónia dos Platinum Music Awards.

I Turn To You foi o tema escolhido para ser o quarto single do álbum. O vídeo-clip musical foi filmado em Ibiza e apresentava-se na forma de remix da faixa original presente no álbum Northern Star. O trabalho de re-mistura foi da autoria do DJ Hex Hector, tendo sido premiado com o Grammy Remixer Of The Year, Non Classic em 2001.

Actuação de I Turn To You no programa Later With Jools Holland

O single foi lançado a 7 de Agosto de 2000 e tornou-se em mais um enorme êxito com vendas superiores a 120 mil cópias só na primeira semana no Reino Unido. Internacionalmente, alcançou também o 1º lugar dos Tops de vendas de singles na Austria, Dinamarca, Alemanha, Suécia. Nos Estados Unidos, o single alcançou o 1º lugar no Billboard Hot Dance Club Play Chart. Em Portugal, alcançou o 8º lugar no Top10 de singles mais vendidos. Mundialmente, o single vendeu 2 milhões de cópias e as vendas finais no Reino Unido fixaram-se em 422 mil cópias, fazendo de I Turn To You o 27º single mais vendido no Reino Unido no ano 2000.

Capa do quarto single I Turn To You

O sucesso do single I Turn To You impulsionou novamente as vendas do álbum Northern Star, o qual, a 2 de Setembro de 2000, atingiu a sua posição mais elevada, um muito respeitável 4º lugar no Top de vendas de álbuns no Reino Unido quando havia passado quase um ano desde a data de lançamento do álbum. A British Phonografic Industry certificou o álbum com o estatuto de Tripla Platina no Reino Unido com 900.000 cópias vendidas no país.

Com o sucesso do álbum e no decorrer de 3 nomeações para os prémios MTV European Music Awards 2000 (Melhor Canção com Never Be The Same AgainMelhor Artista Feminina e Best New Act) Melanie C lançou o seu 5º single, If That Were Me.

Actuação de If That Were Me no programa Top Of The Pops

O single alcançou o 18º lugar no Top de vendas Britânico. Em Portugal, alcançou o 21º lugar no Top de vendas de singles. Todas as receitas das vendas mundiais do single foram doados para a instituição de caridade Kandu Arts.

Capa do quinto single If That Were Me

Seguiu-se uma tournée mundial de promoção do álbum Northern Star entre 2000 e 2001, na qual Melanie C deu 76 concertos em 30 países entre Europa, Ásia, África e América do Norte, tendo na altura ficado de fora apenas a Oceania e a América do Sul.

Poderás rever em baixo actuações memoráveis em concerto ao vivo de outras faixas incluídas neste álbum especial de Melanie C que ainda aguarda por uma já prometida edição em vinyl :

Actuação de Closer ao vivo em Munich
Actuação de Ga Ga ao vivo em Munich

E ainda uma entrevista que Melanie C deu no programa Later With Jools Holland acerca do álbum :