Parabéns “Stages”!

Stages, o sexto álbum na carreira a solo de Melanie C, completa hoje 8 anos!

O álbum de regravações, lançado a 7 de Setembro de 2012, surgiu passado apenas 1 ano desde o lançamento do seu predecessor The Sea.

Stages foi o sexto álbum na carreira a solo de Melanie C e o quarto a ser lançado pela sua editora independente Red Girl Records.

O álbum é composto por 12 temas de espectáculos musicais e filmes que foram importantes para Melanie C em vários estados da sua vida, sendo assim o primeiro álbum no qual a cantora não detém quaisquer direitos autorais sobre a composição dos seus temas integrantes.

Foi anunciado no seu website oficial a 25 de Junho de 2012 quando ainda se encontrava no seu estado de finalização e a produção esteve a cabo de Peter-John Vettese.

A 6 de Julho de 2012, após sucessivas trocas de mensagens misteriosas no Twitter entre Melanie C e Emma Bunton (Baby Spice), foi revelado que as duas cantoras integrantes das Spice Girls tinham gravado um dueto que seria incluído no álbum, I Know Him So Well, do musical Chess.

Originalmente, o trabalho visual do álbum retratava Melanie C sentada numa cadeira de pele preta. Mais tarde foi revelado que esse ensaio fotográfico seria apenas utilizado na versão digital do álbum e que uma fotografia de Melanie C num vestido vermelho a descer umas escadas seria a capa oficial utilizada no formato físico do álbum.

A 21 de Julho de 2012, foi divulgada a lista de faixas presentes no álbum. Contudo, a versão digital do álbum no iTunes inclui uma faixa bónus que não se encontra na edição física, intitulada Anything Goes, uma regravação do tema original de Cole Porter.

No decorrer da promoção do álbum, Melanie realizou 6 sessões de autógrafos na cadeia de lojas inglesa de música e filmes HMV entre os meses de Setembro e Outubro de 2012, onde assinou cópias do álbum. 

Actuou ainda o tema I Don`t Know How To Love Him nos programas ingleses This Morning, QVC, Superstar e The Late Late Show. A faixa é uma regravação do tema original de Yvonne Elliman e além de ter sido incluída no álbum esteve também presente no espectáculo musical Jesus Christ Superstar.

Foram extraídos os singles I Don`t Know How To Love Him, lançado exclusivamente em formato digital a 22 de Julho de 2012 e que alcançou o 20º lugar no Top de Vendas Independentes Britânico,e I Know Him So Well, em formato físico e acompanhado de um vídeo-clip onde surgia Emma Bunton ao lado de Melanie C, ambas frente a um piano tocado por Peter John Vettese e perante o acompanhamento de quatro violinistas num estúdio de gravação.

O dueto I Know Him So Well com Emma Bunton foi lançado a 11 de Novembro de 2012, com o b-side You`ll Never Walk Alone, uma regravação do musical Carousel, e alcançou o 153º lugar no Top de Vendas Britânico. Ambas as cantoras apresentaram o tema ao vivo em vários programas de televisão britânicos como o Loose Woman, This Morning, The Alan Tichmarsh Show e no concerto BBC Children In Need 2012. 

O álbum foi bem recebido pela crítica e no dia do seu lançamento ocupou a 10ª posição no Top de Vendas do iTunes Pop Album do Reino Unido. Também entrou no Top de Vendas de iTunes Pop Album na Austrália, França, Itália e Espanha.

Stages entrou directamente para o 50º lugar do Top 100 de Vendas de Álbuns Britânico e alcançou o 7º lugar no Top de Vendas de Álbuns Independentes no Reino Unido. Alcançou ainda o 79º lugar no Top de Vendas de Álbuns na Escócia e o 83º lugar no Top de Vendas de Álbuns na Irlanda.

Infelizmente, por motivos desconhecidos, Stages não foi lançado em Portugal mas podes adquirir o álbum em formato físico através da Fnac Online aqui e e versão digital através do iTunes Portugal aqui.

Vê abaixo o Electronic Press Kit onde Melanie C fala acerca da história do álbum Stages e sobre a escolha de algumas das suas faixas :

Vê abaixo ao spot promocional do álbum no Reino Unido :

Assiste a 2 actuações ao vivo de I Know Him So Well em dueto com Emma Bunton em 2 programas de televisão britânicos :

Assiste a 4 actuações acústicas de alguns temas do álbum :