Parabéns “The Sea”!

The Sea, o quinto álbum na carreira a solo de Melanie C, está de parabéns!

O álbum, lançado a 5 de Setembro de 2011, surgiu após passados 4 anos desde o lançamento do seu predecessor This Time e da tournée The Return Of The Spice Girls.

Antes do lançamento do álbum, Melanie C lançou o single Rock Me, a música oficial da cobertura mediática do evento FIFA Women`s World Cup 2011 no canal televisivo alemão ZDF, a 24 de Junho de 2011.

O vídeo-clip do primeiro single do álbum, Think About It, teve estreia a 15 de Julho de 2011 no website oficial da cantora e a música foi simultaneamente enviada para as rádios do Reino Unido.

O álbum, o terceiro lançado pela sua editora independente Red Girl Records, foi gravado em Londres e Melanie C estava entusiasmada com o resultado. Um álbum muito diversificado em estilos, escrito em parceria com muitos compositores novos com quem a cantora ainda não havia colaborado.

A variedade de sons e estilos presentes no álbum era uma ambição criativa e pessoal de Melanie C relativamente a este projecto e podemos considerar que este objectivo foi alcançado, considerando que o álbum conta com elementos pop, baladas muito bonitas, algumas faixas com uma sonoridade rock, dance e acústico e uma sólida atmosfera a nível de produção.

A cantora referiu ainda que este era um álbum com uma identidade própria, fundamentalmente pop, mas o mais parecido da sua carreira a solo com o seu álbum de estreia a solo, Northern Star, devido á variedade de estilos musicais neles incluídos.

The Sea é um album experimental, coeso, harmónico e eufórico em emoções, que mistura diversos géneros e estilos musicais resultando desta unificação um álbum pop com a presença de elementos atmosféricos e electrónicos, daí que o álbum tivesse sido intitulado The Sea, uma analogia ás variadas espécies que habitam debaixo da superfície dos oceanos. 

A capa do álbum retrata a Melanie em pé e a emergir do mar e foi fotografada pelo fotógrafo Pip em Whitby, North Yorkshire. As restantes fotografias presentes no livrete do álbum são da autoria do antigo colaborador Ray Burmiston. A bandala do álbum é da autoria de Ian Ross, que também é autor da mesma arte nos álbuns Beautiful Intentions e This Time.

A composição do álbum esteve a cargo de novos escritores e outros com quem a Melanie já tinha colaborado anteriormente como Adam Argyle e a produção esteve a cargo de nomes como James Walsh (Starsailor`s), Guy Chambers (Robbie Williams), Richard Stannard (Spice Girls), Andy Chatterley (Kylie Minogue).

Foram extraídos 3 singles promocionais do álbum, cada um com direito a vídeo-clips próprios bem distintos entre si : Think About It, Weak e Let There Be Love. Na edição alemã de The Sea foi ainda incluído o tema Rock Me.

O álbum foi bem recebido pela crítica, que lhe concedeu em média 3,5 e 4 estrelas entre 5, havendo quem defendesse que se The Sea tivesse sido lançado após Northern Star e não 12 anos mais tarde, o álbum teria capacidade para sustentar o sucesso obtido com o álbum de estreia de Melanie C. Foram ainda feitas comparações com a sonoridade de Katy Perry, Kelly Clarkson, Muse e John  Barry (James Bond) e referido que o álbum proporciona acima de tudo uma escuta bem agradável, sendo o ouvinte um fã da cantora ou não.

The Sea alcançou o 13º lugar no Top de vendas na Suíça, o 16º lugar no Top de vendas de álbuns na Alemanha, o 38º lugar no Top de vendas na Áustria, o 45º lugar no Top de vendas de álbuns no Reino Unido e o 69º lugar no Top de vendas na Escócia. Registou vendas superiores a 13,740 cópias.

Infelizmente, por razões desconhecidas, o álbum não foi distribuído nas lojas em Portugal mas podes encomendá-lo em formato físico na Amazon ou comprá-lo em formato digital no iTunes Portugal aqui.

O DVD da tournée, intitulado The Sea – Live, foi lançado no website oficial da Melanie C por tempo limitado a 27 de Fevereiro de 2012. Poderás saber mais acerca deste DVD na secção Biografia e Discografia do nosso site.

Vê abaixo o Electronic Press Kit do álbum onde podes assistir á sua apresentação pela própria Melanie C :

Vê abaixo o spot promocional do álbum na Alemanha :

Vê abaixo a história sobre cada uma das faixas do álbum, contada pela própria Melanie C :

The Sea ; Weak ; Think About It ; Beautiful Mind ; One By One ; Stupid Game ; All About You ; Burn ; Drown ; Get Out Of Here ; Enemy ; Let There Be Love + Rock Me + Let There Be Love

Assiste abaixo a 4 versões acústicas ao vivo dos singles extraídos do álbum :

Escuta ainda o fantástico tema exclusivo Rising Sun, que Melanie C divulgou mais tarde no seu website oficial e que não integrou em nenhuma edição do álbum The Sea :